Você não precisa ser nenhum mestre para organizar sua casa, loja ou empresa. Tudo o que você precisa é no mínimo seguir algumas regras que são a base para o processo.

Organização - Guarda Móveis

 

Apenas cinco regras são essenciais para organizar qualquer tipo de objeto. Aplicando todas elas você vai poder dizer ADEUS a bagunça.

1)  Não Esconder: todos os objetos armazenados em um determinado local, devem estar a vista de forma que não seja necessário retirar nada da frente ou de cima para encontrar o que está lá. Se for preciso guardar uma coisa atrás da outra, dê preferência para objetos que façam sentido entre si – Exemplo, Vasos: Guarde um vaso na frente do outro formando uma fileira. Não guarde um vaso na frente de uma caixa de brinquedos pois não faz sentido.

2)  Categorização: separar os objetos por categorias e subcategorias. Armazenar as subcategorias seguindo uma ordem lógica – por tamanho, por números, alfabética ou por relevância (como especificado acima). Pense que além de você, outras pessoas também vão procurar um determinado objeto, seja simples e objetivo na hora de organizar. Pergunte-se a si mesmo: Onde melhor se encaixa este item?

3)  Identificação: identificar cada um dos espaços para facilitar a procura e evitar que alguém guarde determinado item no lugar errado. Dificilmente alguém vai ler uma etiqueta que diz “papeis” e guardar ali “facas”.

4)  Treinamento: Ensinar e explicar para todos os que vivem no ambiente organizado onde cada coisa está e como guardar após o uso.

5) Descartar: Descarte tudo o que não tem utilidade. Roupas que não servem mais ou que estejam danificadas (manchas, rasgos etc.), sacolas vazias, embalagem de produtos, pilhas velhas, revistas, jornais, carregadores, fios que você nem sabe mais para o que servem, canetas sem tinta, brinquedos quebrados, eletrodomésticos quebrados ou que você nunca usou.

Os locais de armazenagens que são extensões da nossa casa e empresa (boxes, guarda móveis, galpões e etc.) são o nosso arquivo morto, arquivo ativo ou local de armazenagem de coleções por exemplo. Se você usa uma extensão para organizar determinado grupo de objetos, aplique as mesmas regras acima. Mantenha o foco, e lembre-se que se guardamos algo é porque queremos encontra-lo um dia, então facilite a  sua vida e organize tudo!

Artigo enviado pela Loja Eu Organizo

Gostou? CompartilheShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on Twitter